O Trump tem demonstrado certo incomodo ao grupo Brics do qual o Brasil faz parte, ameaçando taxas seus membros. Além disso, fez um POST em defesa ao Jair Bolsonaro, no qual acusa o judiciário de perseguição política em relação ao ex presidente.
Lula tem demonstrado um alinhamento a países autoritários como Irã e Rússia, e um certo afastamento às democracias ocidentais.
Qual a sua opinião sobre isso?
Lula tem demonstrado um alinhamento a países autoritários como Irã e Rússia, e um certo afastamento às democracias ocidentais.
Qual a sua opinião sobre isso?
Basicamente, o Sul Global virou um campo de disputa EUA-China: O Brasil adota ambiguidade estratégica.
Por exemplo:Critica o embargo dos EUA a Cuba, mas negocia ativamente com Washington; o Brasil alcançou um recorde em exportações para os EUA em 2024.
Participa de iniciativas chinesas (como o Novo Banco de Desenvolvimento), mas evita entrar na Nova Rota da Seda.
O que está em jogo é o destino político do Sul Global. São blocos antagônicos de poder, Trump quer reafirmar o Status econômico do EUA como cabeça do mundo. Trump quer continuar com a hegemonia absoluta do dólar, e o BRICS+ representado pela China e pela Rússia querem um destino diferente para o Sul Global, que não seja a subeserviencia ao dolar americano. O Brasil no BRICS+ tem quase o mesmo status que a Índia, boas relações com o ocidente ao mesmo tempo que esta ciente do seu status de liderança no Sul Global e não quer perdê-lo.
E diga-se de passagem a política externa do Itamaraty hoje está muito longe da política externa terceiromundista dos primeiros governos Lula e dos governos da Dilma. E parte disso se da pelas mudanças na geopolítica mundial. A escolha do chanceler Mauro Vieira não foi por acaso ele é um diplomata tradicional de carreira, menos ideológico que Celso Amorim, e atua com perfil técnico.