O meu melhor amigo está chateado comigo. Acham que eu estou errado e devo pedir desculpas?

Tenho um melhor amigo com quem trabalho e costumava falar todos os dias. Sempre fui uma pessoa caseira, com pouca vontade de sair, e ultimamente tenho estado ainda mais cansado, a preferir descansar do que sair à noite.

Durante 1 ou 2 anos andei no ginásio e tentei várias vezes convencê-lo a vir comigo, mas ele recusava sempre, com desculpas de tempo ou dinheiro. Nunca me chateei com isso. Agora que eu deixei de ir, ele começou a treinar e passou a insistir para eu ir com ele. Recusei por falta de motivação, e acho que isso o deixou um bocado chateado, mas mantive a minha posição.

Ele também andava a saír com outro amigo que eu não gosto, e sempre que me convida, eu recuso. Isso também o incomoda, mas continuo firme porque não quero forçar nada. Recentemente arranjei namorada, e houve uma vez em que a namorada dele quis juntar os quatro para jantar. Falei com a minha namorada, nenhum de nós estava com vontade e preferimos ficar por casa. Expliquei-lhe isso, ele ficou chateado, mas depois ele veio me fazer um favor a casa, conversamos e acalmou-se.

Às vezes, faço piadas sobre o preço das coisas e pergunto quanto custa sair ou jantar, e ele atirou-me isso à cara, chamando-me forreta. Mesmo assim, sempre que posso e tenho energia, esforço-me para sair com ele.

A última situação foi quando ele mandou mensagem num grupo a combinar uma saída. Os outros responderam, eu não. Em privado, ele perguntou se eu ia, e eu só perguntei onde era. Como ele não sabia, não respondi mais. Mais tarde, ligou-me já do local (a 5 minutos de carro da minha casa), e eu ainda estava na cama. Respondi meio a brincar, sugerindo que me fosse buscar se quisesse mesmo que eu fosse para nao ter de pegar no carro. (Não custava nada, ele so nao quis mesmo) Ele respondeu torto, disse se quiser para ir la ter e desligou a chamada e depois disso não falamos mais nada. Depois dessa resposta decidi ficar por casa e passaram-se já 3 dias sem qualquer contacto da parte dele.
07/07/2025 16h30

Nada disso teria acontecido se vc não tivesse amigo nenhum