Devo continuar a faculdade ou tranco novamente?

Está pra nascer uma pessoa mais indecisa do que eu. Fiz 2 semestres da faculdade de Psicologia. Comecei em 2023, tranquei por 1 ano e voltei esse ano. Bate uma insegurança muito grande de pagar o curso por tantos anos e depois descobrir que não é isso que eu quero pra mim. Eu tenho Fobia Social e déficit de atenção. Conversas paralelas em sala de aula tiram a minha concentração e eu fico com raiva e não tenho coragem de reclamar. Tenho receio de entrar em conflito com as pessoas, o clima pesar aí eu fico vulnerável a desistência. A mensalidade não está cara (R$400,00). O foda é que eu ganho um salário mínimo. Eu tentei estudar para o ENEM para conseguir uma bolsa de estudos 100% integral através do SISU, porém é muito conteúdo. Fico perdido. Estou com 32 anos. Preciso pagar a rematrícula o quanto antes pra ter 50% de desconto na rematrícula e não consigo tomar uma atitude. Estou fazendo terapia pra tentar lidar com essa porcaria de Fobia Social, mas é um processo longo.
Se eu decidir estudar para o ENEM, é um longo processo, pode durar uns 2 até 3 anos de estudos intensos até conseguir a aprovação, meu medo é perder o foco e desistir (afinal seria o tempo de formação em Psicologia) e depois querer voltar a cursar Psicologia e ter que cursar do ZERO.
Se eu fosse estudar para o vestibular, eu trocaria de curso, tentaria Ciências Contábeis, pois Psicologia em uma Universidade Pública ou Federal, o período é integral e não daria para trabalhar. A faculdade pública proporciona diversos benefícios. É realmente um sonho, uma realização. Como é difícil tomar uma decisão.
Pensei em trancar novamente e voltar o ano que vem. Meu medo é eles não aceitarem o meu retorno e eu ter que começar do ZERO.
É ruim começar algo e ficar desistindo, dá uma sensação de estar decepcionando a família.
Se eu continuar, vão me colocar em outra turma. Por um lado é bom que me livro de algumas pessoas chatas da minha sala. Tem a questão de eu ter que me encaixar em um novo grupo de trabalho.
05/07/2025 23h11

Não tem que pensar na sua família e sim você. Se você está infeliz com

o curso pode tentar insistir mais um pouco na terapia e ver se muda seu pensamento ou tentar trocar mesmo por algo que vai te dar dinheiro e te fazer feliz. E contábeis não é uma coisa que vai te dar dinheiro a não ser que você tenha muita sorte