Como agir? Me dêem algum conselho, por favor.

Amigos, conheci uma pessoa há um mês.
Ele é tudo aquilo que eu busco em um homem, mas por uma falha na nossa comunicação inicial, acreditei que ele ainda estava discernindo sua vocação (ele já foi de uma ordem religiosa católica), por isso sempre o tratei como amigo.

No entanto, com o passar dos dias (conversamos diariamente, da hora que acordamos, a hora que vamos dormir. Tanto por mensagens, quanto por chamadas, essas que duram mais de duas horas…) fui começando a enxergá-lo com outros olhos, pois ele disse que não tem mais a menor pretensão de retornar para a ordem religiosa e que saiu por desejar se casar e constituir família.

Só que hoje, onde eu praticamente disse com todas as letras que estava gostando ele, a resposta que recebi foi: “Honre com a sua palavra inicial, quando disse que não se permitiria gostar de mim”. E eu disse isso mesmo. Mas disse no início, disse quando acreditava que ele seria padre, disse quando ainda nutria sentimentos por outra pessoa…

Por favor, me ajudem em como agir a partir de agora. Não quero me afastar dele, mas fiquei muito sem graça.

Ps.: Durante esse tempo sempre conversei com ele a respeito de uma outra pessoa que gostava, e ele sempre me aconselhou a se afastar por completo da pessoa.
Ps. II: Ele, desde o início, sempre foi respeitoso, atencioso e muito presente. Partilhou confidências comigo, me chamou para rezarmos juntos, essas coisas…
anônima
anônima
05/07/2025 20h46

Mas ele chegou a se declarar pra você ou não? Porque se você achou que

ele ainda estava discernindo a vocação, eu imagino que ele não tenha tocado nesse assunto. Mas ao mesmo tempo se ele disse isso sobre você "não se permitir gostar dele", dá a entender que vocês falaram sobre isso.
Enfim, não vou dizer que você errou ao falar do outro porque até então você não sentia nada por esse rapaz. Mas se você realmente tá gostando dele e você sabe que é recíproco, chame ele pra conversar novamente. Diga que as coisas mudaram. Antes você gostava de outro e achava que ele não era um pretendente possível (por causa da vocação religiosa), mas diga que as coisas mudaram. Se ainda assim ele não estiver aberto a te conhecer melhor, das duas uma: ou ele não gosta tanto assim de você, ou gosta mas é orgulhoso demais pra ceder, e se for isso, então a melhor coisa é deixar pra lá.