Devo continuar a faculdade ou tranco novamente?

Está pra nascer uma pessoa mais indecisa do que eu. Fiz 2 semestres da faculdade de Psicologia. Comecei em 2023, tranquei por 1 ano e voltei esse ano. Bate uma insegurança muito grande de pagar o curso por tantos anos e depois descobrir que não é isso que eu quero pra mim. Eu tenho Fobia Social e déficit de atenção. Conversas paralelas em sala de aula tiram a minha concentração e eu fico com raiva e não tenho coragem de reclamar. Tenho receio de entrar em conflito com as pessoas, o clima pesar aí eu fico vulnerável a desistência. A mensalidade não está cara (R$400,00). O foda é que eu ganho um salário mínimo. Eu tentei estudar para o ENEM para conseguir uma bolsa de estudos 100% integral através do SISU, porém é muito conteúdo. Fico perdido. Estou com 32 anos. Preciso pagar a rematrícula o quanto antes pra ter 50% de desconto na rematrícula e não consigo tomar uma atitude. Estou fazendo terapia pra tentar lidar com essa porcaria de Fobia Social, mas é um processo longo.
Se eu decidir estudar para o ENEM, é um longo processo, pode durar uns 2 até 3 anos de estudos intensos até conseguir a aprovação, meu medo é perder o foco e desistir (afinal seria o tempo de formação em Psicologia) e depois querer voltar a cursar Psicologia e ter que cursar do ZERO.
Se eu fosse estudar para o vestibular, eu trocaria de curso, tentaria Ciências Contábeis, pois Psicologia em uma Universidade Pública ou Federal, o período é integral e não daria para trabalhar. A faculdade pública proporciona diversos benefícios. É realmente um sonho, uma realização. Como é difícil tomar uma decisão.
Pensei em trancar novamente e voltar o ano que vem. Meu medo é eles não aceitarem o meu retorno e eu ter que começar do ZERO.
É ruim começar algo e ficar desistindo, dá uma sensação de estar decepcionando a família.
Se eu continuar, vão me colocar em outra turma. Por um lado é bom que me livro de algumas pessoas chatas da minha sala. Tem a questão de eu ter que me encaixar em um novo grupo de trabalho.
anônima
anônima
05/07/2025 14h10

Você já conversou com alguém que fez psicologia? Já procurou saber as áreas de atuação

e onde você se encaixaria mais? Se não fez isso, faça. Porque se de tudo você não se enxergar na profissão, então é hora de mudar de curso. Só que aí você joga o negócio da fobia social no meio e não dá pra entender se você quer trancar porque realmente não gosta de psicologia ou se é só uma desculpa pra largar tudo por causa da fobia social. Porque não adianta, qualquer curso que você escolher, isso vai te acompanhar. Terapia pode ajudar, mas você vai ficar 5, 10 anos esperando fazer algum efeito? Não estou dizendo que você deve continuar num curso que você não gosta, mas às vezes parece mais que você quer sair por causa da sua fobia social do que porque não se identifica com o curso. E estudar 2, 3 anos pro ENEM nessa altura do campeonato é perda de tempo. O que eu faria no seu lugar é tentar um emprego que pagasse mais, trancaria a faculdade de psicologia e tentaria entrar na de ciências contábeis. Não precisa ser na mais top e mais cara da cidade mas numa que você conseguisse pagar. Uma vez lá dentro, você vai saber se ciências contábeis é pra você mesmo.