
anônima
20/05/2025 20h11
Difícil de superar eu não digo (pois não me perturbou), mas amei ler Os Ratos,
de Dyonelio Machado. O protagonista (Naziazeno) é O BRASILEIRO, no final (no livro todo, mas no final ainda mais) se vê que a história é mais atual do que nunca, e talvez sempre seja.Li com 14 anos, pretendo ler de novo um dia.
EDIT: Leituras que talvez perturbem e são livros bons:
-1984, de George Orwell (principalmente o final. Não ME perturbou no todo, só uns teechos do final, mas uns colegas de faculdade ficaram meio mal lendo).
-Lolita, de Vladimir Nabokov (esse alugou um Empire State na minha cabeça porque eu tinha a mesma idade que a personagem-título quando uma certa coisa chata aconteceu comigo, mas CUIDADO COM A BURRICE: quem romantiza é burro; quem acha que por ser narrado em primeira pessoa é uma narração "não confiável" e por isso acha que TUDO é inventado é tão burro quanto o indivíduo que romantiza. É um livro cheio de camadas e eu mesma li inúmeras vezes pra poder pegar todas as nuances. Vou até comentar um pouco dele nos comentários desse post, com certos spoilers talvez então vai ser embaixo, pra proteger quem não quer saber a história antes).