Você acredita em força de vontade e meritocracia?

Você acredita que aquelas pessoas que estão no topo da hierarquia são os mais esforçados, disciplinados e inteligentes, ou acredita que a vida é um eterno palco de caos onde só existe sorte e azar?
anônimo
anônimo
08/04/2025 10h36

Olha, sinceramente... esse papinho não existe, claro que se vc quiser mudar consideravelmente,claro que ficar

sentado e reclamando da sua classe social não irá ajudar.
Veja bem, no Brasil uma criança que nasce entre os 20% mais pobres tem menos 1% de chance de chegar ao topo; Enquanto isso, famílias ricas só perdem 70% de sua riqueza até a segunda geração, e 90% até a terceira geração da família ( e mesmo assim não serão pobres, como 20% dos mais pobres, só não serã tão ricos). Então, olhando para os números é difícil encarar a situação e falar " só morre pobre qm quer!".
Crianças que nascem em classe baixa para alcançar a classe média ( que já é muitooo) e possivelmente, a classe alta, fatores primordiais no país colaboraram: educação de qualidade e desenvolvimento econômico do país. Agora sobre fatores familiares: família estável e acolhedora, méritos próprios: Networking, habilidades para empreender, educação financeira, sorte e timing no mercado. Se eu tivesse que falar qual dessas 3 tópicos influenciam mais, com certeza seria o desenvolvimento do país e a família, mas sabemos que no Brasil isso é difícil.