Toda ideologia radical ou extrema é nociva. Porque perde a capacidade de perceber as nuançes
e complexidades das relações humanas, acabam agindo e defendendo atitudes unilaterais ou parciais demais. Então, o EXTREMO de Extrema Direita sou contra, não é civilizado e democrático, autoritarismo e ditadura nunca mais.Agora, pensemos sobre o que é DIREITA ou ESQUERDA:
Todas duas são ideologias, as ideologias guiam condutas, sao horizontes, visoes de mundo sobre a realidade, como acessamos o mundo, interpretamos e como desejamos que o mundo fosse por meios POLÍTICOS ou até nao políticos (guerra).
Na maioria das pessoas de direita ou esquerda reside um pensamento maniqueista-dualista, como se algo necessariamente anulasse o outro, principalmente naqueles que se auto denominam extrema alguma coisa. Temos que considerar dos muitos que poderíamos classificar nesse grupo dos extremos nem nunca pensaram de uma maneira consciente sobre isso, há aqueles que replicam atitudes para se sentirem inseridos em grupos e ainda há aqueles emocionados por ressentimentos, revoltas não direcionadas, inconscientes ou frustrados que sao cooptados por discursos persuasivos de líderes e apoiam fervorosamente uma causa ideologica.
Considerando tudo isso, afirmo categoricamente que nao existe e nem nunca existiu GOVERNO verdadeiramente de esquerda ou direita, são horizontes politicos que submetidos aos fluxos humanos estão sempre em disputa.
Agora, a DIREITA tem um ideal de mundo moral, é uma ideia que se coloca sobre todos, uma imposição e estrutura universal, um pensamento de cima para baixo. O ledo engano dos adeptos é tomar as instituições e agentes como neutros e acreditar em igualdade e nao equidade.
ESQUERDA, é uma construção social de baixo para cima, ouvindo as minorias e isso nao é um número pequeno de pessoas, é uma análise qualitativa e nao quantitativa: sao menos direitos e menos bens materiais, o menos vem daí.
Sou progressista, tudo tem suas vantagens e desvantagens.